quinta-feira, 14 de abril de 2011

postheadericon BACALHAU E VINHO


Foto: Wikipedia





Bom, Páscoa com coelhinho, chocolate, bacalhoada e vinho !!


Ups ! Vinho....E com bacalhau, vai tinto ou branco?
     Não poderia deixar de falar sobre o polêmico tema pois muita gente pensa que o bacalhau por ser um peixe deve ser acompanhado por um vinho branco. Mas como expliquei nas postagens anteriores, bacalhau não é um peixe e sim um método de salgamento e secagem utilizado em algumas espécies marinhas(Não desvalorizando métodos artesanais, peixes de rio, métodos de defumação e tal, mas bacalhau legítimo comercial é sim confeccionado a partir de espécies marinhas).
   Portanto, dependendo do prato cabe um branco , um tinto ou um rosé. Na minha visão, uma boa bacalhoada de forno, em comemoração à Páscoa, pede um bom tinto de taninos médios de preferência português, mas tudo vai depender também de quanto se quer gastar. Se for petisco, como bolinho de bacalhau, salada de bacalhau eu harmonizaria com um rose firme e se for um prato com bacalhau grelhado, com molho suave ou uma receita menos potente aí sim introduziríamos um branco de bom corpo. Porém se for um prato de forno ou panelada, bem temperado e forte, é o tinto e pronto. E cuidado com o famoso vinho verde português, teria sua combinação com o bacalhau? Na minha opinião não muito, vinho verde vai com sabores mais leves que o bacalhau.
   E...Se não abre mão de um vinho português(assim como eu), procure opções de uvas tintas da região do Alentejo, você não vai errar. Eu confio em você ! hehee É muito difícil dizer que vinho deve ser tomado, até mesmo que uva utilizar, porém você pode fazer o seguinte : Vá com sua receita à casa especializada em vinhos, ou supermercado tanto faz, procure o sommelier do local que seguramente te indicará uma boa opção que caberá no seu bolso. E boa Páscoa a todos !!


FONTE : Larousse do vinho

Share/Bookmark

2 comentários:

Anônimo disse...

tinha que falar da receitinha do papai de bacalhau com quiabo! hehehe

Joana Malta Álvares disse...

Ei irmao !! Essa receita já está aqui no blog, com a história contada e tudo !! Se chama Bacalhau com quiabo e está em postagens mais antigas, porém aqui neste post de bacalhau eu cito a receita e falo direitinho como encontrá-la no blog. Aquilo é mesmo espetacular !! E obrigada pela visita !! Bjos

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.