sexta-feira, 26 de novembro de 2010

postheadericon Bacalhau com quiabo


BACALHAU COM QUIABO

Ahaza!!!!!!!!!!Receita super diferente para sua Páscoa!!!



Eu tenho por essa receita um carinho especial pois a história é sobre meu saudoso pai Dr. Ricardo.

Certa vez eu perguntei pra ele:
- Pai, qual é seu prato preferido? Ele respondeu sem pestanejar :
- Bacalhau com quiabo!

   Eis que dei uma risada pois essa fusão me pareceu inicialmente estranha já que o bacalhau tem tantas maneiras de se preparar e com quiabo realmente não me pareceu muito apetitoso pois eu não tinha conhecimento da receita e....Não me pareceu mto apetitoso.
   Ele me disse que é uma receita indígena antiqüíssima e que já havia experimentado uma versão desse bacalhau na cidade de Diamantina (Minas Gerais), que é uma cidade histórica, antiga. Achei meio estranho ser indígena, pois como os índios tinham bacalhau? Imagino que seja outro peixe de rio -já que essa receita é mineira -, por eles mesmos salgado...Todavia acho que tem muito dedo português nisso daí, e sabedo-se que o quiabo veio da áfrica ....Poisé a cozinha mineira é afro-indígena-européia .
   Na semana santa do ano de 2006, receberia,a pedido de papai a testar meus dotes, em minha casa aproximadamente 30 amigos(aqui no nosso pequeno ap não cabem 30 pessoas, mas nesse dia,magicamente ficamos os 30,mto a vontade...Digo,os 29. Eu, preocupadíiisiima) de meu pai pra almoçar-dentre eles um dono de restaurante português-e pedi pro meu pai e sua namorada a Regina que escolhessem o prato principal e é claro, eles,anteriormente me encomendaram-me bacalhau com quiabo. Nada mais justo em uma semana santa, não é mesmo? Mas como eu nunca havia feito o prato, criei a minha receita que é muito simples e fácil .
     Claro que por via das dúvidas fiz um bacalhau tradicional Gomes de Sá junto com o pedido de papai, para que meus convidados que nunca ouviram falar dessa nova (antiqüíssima) tendência não repugnassem meu carinhoso almoço pois eu nao havia testado a receita anteriormente.
     Adivinhem qual foi o resultado?
Para minha surpresa e de todos os presentes o bacalhau com quiabo é uma combinação perfeita e ganhou quase que por unanimidade do tradicional .
Inclusive se alguém souber a origem certa dessa fabulosa receita e puder me enviar eu ficarei de coração agradecida. Saudade desse cabra que tanto me ensinou !

PS. Não precisa nem me perguntar qual será minha ceia-e-ou-almoço de Páscoa,néhhhhhhhhhhhhh.

Vai lá cai matando na bacalhoada !!!

Para 2 pessoas(calcula aí o número de candidatos eheehe):

- 400 g de lombo de bacalhau Cod Imperial ou bacalhau Porto
- Muito azeite( de preferência português)
- 1 limão
- 2 dentes de alho cortado em lascas
- 1 cebola branca grande cortada em brunoise(cubinhos) ou em plumas caso nenhum convidado se incomode*sempre tem um que não gosta de cebola, pimenta..Imagina quiabo!!!!!!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKK
- 200 g de quiabo(lavado e bemmmm seco pois é a água que faz "babar")
- Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

· O dessalgue do bacalhau deve ser feito na véspera. Coloque-o em um recipiente com água filtrada até cobri-lo por inteiro dentro da geladeira por 12 horas e troque essa água de 3 a 4,6,8(...Depende da qualidade do seu insumo ) vezes durante esse período.
· Depois de dessalgado,coe a água e desfaça-o em lascas(nesse caso, é um bacalhau de boa qualidade,então não existe "desfiá-lo" e sim lasqueá-lo com as mãos mesmo, em pedaços grosseiros: mantendo a suculência).
· O segundo passo é lavar bem o quiabo e secar bastante pois não pode ter resíduo de água, pois a umidade ajuda a soltar a substancia que vira a famosa “baba”. Corte-os ao meio no sentido horizontal e retire as sementes de apenas um dos lados, faça isso com todo o quiabo, pois a intenção é fazê-lo sem “babar”, pode usar limão na hora de refogá-lo ou usar aquele método que sua vó lhe ensinou pra tirar a baba do quiabo....Mas oq realmente importa é que esteja bem seco antes de cortá-los.· Numa caçarola coloque cerca de 100 ml de azeite, junte as lascas de alho e a cebola até que dourem . Junte o quiabo. Adicione o suco de meio limão, e não mexa muito para que não solte a baba. Agregue o bacalhau lasqueado e acrescente sal a gosto e pimenta do reino, mescle delicadamente,Pronto!
    Acompanhe com um arrozinho delícia de amêndoas, batatas coradas na manteiga e uma saladinha mix de folhas sem mais. Lembre-se que sua estrela é o bacalhau!
AAAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUUUUUUUUU

Vinho:

   Existe uma infinidade de opiniões sobre qual vinho se toma com bacalhau. Na minha singela opinião bacalhau se toma com vinho tinto, pois seu sabor é acentuado e de preferência um bom vinho português da região do Alentejo que tem bom corpo, são rústicos e honestos. Agora ,se optar por um vinho branco, escolha uma uva de mais presença, como a Chardonnay(que,assalto: na minha língua parece mais amanteigado e com toques amendoados além de frutas pêssego e pêras maduras.....Posso estar viajando kk), pois o prato tem sabor acentuado.
   PERAÍ!!! DE BOA !! ESSE PRATO MERECE UMA BOA TALAGADA DE CACHAÇA MINEIRA.
E bom apetite!
Share/Bookmark

1 comentários:

Joana Malta Álvares disse...

Aproveitem pra comprar bacalhau pro natal que está mais barato que peru e outras aves !!

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.